2.28.2008

O gato que sumiu




Esta ilustração é de um livro de Literatura que estou terminando. Nesta cena, a personagem está triste devido ao sumiço de seu gato. Tentei criar uma atmosfera bem melancólica, usando muito verde nas sombras, a lá Edward Hopper. A composição está meio caótica porque é um livro pra criança muito novinha. Tive que criar um monte de detalhes, como borboletas, caramujos, joaninhas... sugestões do diretor de arte. Como colocar detalhe é muito mais fácil do que tirar...

17 comentários:

J. Sena disse...

A atmosfera ficou linda mesmo Edde! O colorido tá animal!!!

Tirou a sorte grande com esse diretor ein?! Você adora essas frescurinhas de santista!!

Abraços Mestre!!

Anônimo disse...

excelente trabalho aqui neste blog portfólio! gostei mesmo.

robi pena disse...

Me encanta tu estilo y tus trabajos son excelentes!! Seguire pasandome a admirar tus obras!! Saludos y gracias ;-)!

Tarsis Cruz disse...

Linda ilustração, Edde.
Esse lance de verde nas sombras eu adorei.

abração

André Toma disse...

Lindão, Edde!

Anônimo disse...

Ah Edde, que coisa linda, cara.

Gilberto Valadares disse...

Cara, Edde, é sempre muito inspirador visitar seu blog... Gostei muito mesmo dessa composição e as cores ficaram simplesmente lindas, um ótima escolha de cores...
E cara, como assim vc deu curso de ilustração infantil e eu não soube disso??? Quando vai ser a próxima??? hehehehhe
absssss....

Anônimo disse...

Eai Edde!?
O link do Davidson Carvalho abaixo:

http://dchan.deviantart.com/
http://www.flickr.com/photos/foma/page1/
http://www.weeneeds.com/
http://www.flickr.com/photos/weeneeds/

Abraços.

Alan B. disse...

Incrível trabalho Edde!!!Parabéns!!

Gilberto Queiroz disse...

Fala Edde,
Belíssimo trabalho. Gostei mt do TNT também.
Abraço,
Gilberto

adriana vegas e roger marmo disse...

Eheh, pois é. Ando atrasada nas minhas coisas... mas estou investindo meu tempo para acabar meu site. Fiz até um curso de Flash programado para colocar meus planos em dia. E também pedi demissão da ETE... novo ano, vida nova. E você, como vai? Suas ilustrações continuam lindas e inspiradoras, e espero que a garota consiga encontrar o gato!!! Pobrezinha...
bjs!

Edde Wagner disse...

Olha só que aula este e-mail da ilustradora Ana Maria Moura sobre esta ilustração:
Oi Edde,
Gostei bastante da ilustração. A questão da composição pode ser melhorada, não pelos detalhes, não acho que estejam excessivos, eles agregam valor e interesse à ilustração.
Experimente inverter as posições da menina e do tronco (o machado teria que estar virado para o outro lado). É que a direção do olhar dela está para fora da página, levando o olhar do espectador para fora também. Se ela estivesse à esquerda, a direção do seu olhar levaria ao tronco e o tronco, por sua vez, levaria à janela, que levaria à menina novamente. Isso "amarraria" a composição, criando um ritmo. Sua sensação de excesso de detalhes é causada por essa divergência do olhar, não pelos detalhes em si.
A questão da composição é sempre o mais difícil para mim, também. A maior parte das vezes a gente não consegue identificar o que está errado e fica sem saber o que fazer. É bom mostrar a outras pessoas porque elas terão um outro olhar e poderão ajudar em algum aspecto.
Parabéns pelo trabalho, vá em frente.

Abs,
Ana Maria

Eduardo Ferigato disse...

Ficou muito foda cara!!

Júlio Brilha disse...

Pô Edde, valeu pelo comentário no TnT...

Pô, discordo do e-mail da Ana Maria, principalmente pq a menina é o último elemento da composição, portanto não há problema nenhum dela olhar pra fora da cena... depois de olharmos pra menina também olharemos para a mesma direção... ou seja o olhar da menina nos leva pro fim... tá ótimo... ah... mas isso é meio óbvio.

outra... e pior...seria terrível a menina ficar olhando pro machado lembrando da pobre mimi... eu também viraria a cara pro machado..hahahahaa...

tá lindo... muda nada não!

Edde Wagner disse...

Eu não vou mudar, Julio. Na verdade, a ilustração já foi pra diagramação. A minha idéia era ela estar à parte, olhando pra fora da página, mesmo. Distante do dia a dia. Mas a Ana Maria não leu a história. Não tinha como ela saber.
Eu acho um barato estas sugestões. Aprendi muito há um tempo atrás com o Odilon Moraes sobre ritmo, composição, atmosfera.
Mostrei estas páginas pro Wagner Zuri e ele me deu outras idéias, mas de aquarela que vou usar na capa. Junto com a as sugestões da Ana Maria. E sem o machado!

Eric Vanucci disse...

Olá, Edde! Muito obrigado pelo comentário no meu blog! Saiba que também vou linká-lo, teus trabalhos são bem diversificados, e cada um em particular, está fantástico! O boneco de neve em ecoline abaixo tá muito dez! Valeu, cara!

alê disse...

hummm..essa coisa de composição, de ritmo....saco nada..rs..gostei de qualquer jeito! quero ser como vc qd eu crescer! :) bjo!